No final de 2023, a equipe do Atlético Mineiro surpreendeu todo mundo ao conseguir, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o reconhecimento do título de 1937 como equivalente ao atual Campeonato Brasileiro. Junto da inauguração da Arena MRV, o clube fez uma verdadeira festa. Diante disso, o Fortaleza e outros clubes podem tentar fazer o mesmo.
Nos anos 70, quando o futebol nacional não tinha uma organização ao menos decente, a presença de uma competição nacional era incerta para os times. Em certo ponto, a CBF havia decidido que os campeões de campeonatos regionais iriam disputar entre si, para poder definir quem seria o campeão. Porém isso não aconteceu. Diante disso, além do Leão do Pici, outros do clubes do Nordeste se preparam para pedir o reconhecimento da Taça Norte-Nordeste como equivalente a um Campeonato Brasileiro.
Fortaleza, Ceará e Sport podem pedir reconhecimento da Taça Norte-Nordeste como Campeonato Brasileiro
Desde 2010, quando algumas conquistas regionais foram qualificadas como equivalentes a da primeira divisão do futebol brasileiro, um grande precedente se abriu para que qualquer um tentesse o reconhecimento de um título como igual a de um Brasileirão. Agora, várias equipes seguem esse caminho para tentar esse reconhecimento.
De acordo com o jornal Diário do Nordeste, o Fortaleza, Ceará e a Federação Cearense de Futebol irão se reunir com Sport e a Federação Pernambucana de Futebol, para alinharem um pedido de reconhecimento da Taça Norte-Nordeste como título nacional. Ambas já juntaram materiais e provas para fazerem tal pedido. Caso isso aconteça, as edições de 68,69 e 70 serão equivalentes a um título de primeira divisão do Brasileirão.