Um dos grandes personagens que não dó o Fortaleza, mas também todo o futebol cearense teve foi Alcides Barroso de Castro, que era conhecido como o Maradona, por conta da semelhança física com o craque argentino. O jogador conquistou grandes títulos com o Leão do Pici na década de 90 e jogou por outros clubes do estado em sua carreira.
O jogador teve passagens por muitos times do Nordeste, conseguindo uma certa fama no cenário regional. Em entrevista para o Globo Esporte, Maradona relembrou dos tempos em que jogou no Estado do Ceará e relembrou as conquistas por onde passou.
“Quero dizer para vocês que foi um prazer imenso ter jogado nesse futebol. Fui bicampeão com o Fortaleza em 1992, vice-campeão cearense com o Juazeiro e fiz bastante gols pelo Ceará na segunda divisão em 1999. Fui escolhido naquele ano como melhor jogador do futebol cearense. Foi maravilhoso. Tive esse apelido ainda nas categorias de base e carreguei naturalmente fazendo minha carreira durante 20 anos”, ressalta.
Mesmo com boas atuações em campo e a nítida semelhança com o craque argentino, há quem tentasse trocar o nome do atleta para Barroso, seu sobrenome. No entanto, o próprio Alcides decidiu seguir com o apelido, mesmo com a pressão de ser de certo modo comparado a um dos grandes jogadores da história do futebol mundial.
O fato foi relatado pelo historiador de futebol, Evandro Ferreira Gomes. “Em 91 teve um episódio pitoresco na carreira do Maradona, que o treinador da seleção cearense quis mudar o nome dele para Barroso e evidentemente ele não aceitou e continuou com Maradona até o fim da carreira”, compartilhou o historiador.