Fortaleza não está garantido na Copa do Brasil de 2025? Foi confirmado
O Botafogo garantiu uma vaga na próxima edição da Copa do Brasil ao conquistar o título da Taça Rio de 2024 neste domingo. Até o momento, 53 clubes já confirmaram participação na competição nacional de 2025. Entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro, o Corinthians é o único que ainda não teve sua participação confirmada, pois foi eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista.
Apesar de ainda não ter garantido sua vaga pelo estadual, o Corinthians pode assegurar sua classificação via Campeonato Brasileiro. O Botafogo foi o último time da Série A a garantir sua participação após vencer o Boavista por 2 a 0 na final da Taça Rio.
Considerando a Série B do Brasileiro, oito clubes também não garantiram presença na edição de 2025: Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta.
Conforme o regulamento da competição, 80 vagas são destinadas aos estaduais, enquanto as outras 12 ficam para os nove primeiros colocados da Série A, além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Brasileiro – esses clubes entram diretamente na terceira fase da Copa do Brasil. Neste ano, a competição está na terceira fase, e os confrontos serão definidos por sorteio, com base no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.
A partir da terceira fase, todos os clubes, independentemente da divisão, recebem a mesma cota de participação. Assim, a classificação para as oitavas de final garante uma premiação de R$ 3,465 milhões.
Confira os clubes já classificados para a Copa do Brasil 2025
Região Norte
- Amazonas
- Paysandu
- Remo
- União-TO
- Tocantinópolis
Nordeste
Centro-Oeste
- Capital-DF
- Ceilândia
- Atlético-GO
- Vila Nova
- Aparecidense
- União Rondonópolis
- Cuiabá
Sudeste
- Rio Branco VN
- Rio Branco-ES
- América-MG
- Tombense
- Cruzeiro
- Atlético-MG
- Athletic Club
- Flamengo
- Nova Iguaçu
- Vasco da Gama
- Fluminense
- Botafogo
- Palmeiras
- Santos
- RB Bragantino
- Novorizontino
- São Paulo
Sul
- Athletico
- Coritiba
- Maringá
- Operário-PR
- Cascavel
- Criciúma
- Brusque
- Internacional
- Juventude
- Caxias
- Grêmio