O Fortaleza está muito perto de colocar fim ao único argumento que sustenta a rivalidade com o Ceará nos dias atuais. Classificado para a final da Copa do Nordeste, o Leão do Pici tem a oportunidade de desbancar o arquirrival e assumir de vez para si o protagonismo do estado no campeonato regional.
Com os clubes em patamares diferentes de gestão, consequentemente os times ocupam lugares distintos atualmente. Enquanto o Tricolor está consolidado na Série A e projetando êxitos continentais, o Alvinegro de Porangabuçu está pelo segundo ano seguido na segunda divisão, sonhando em retornar ao palco principal do país.
Resta, portanto, para o lado preto e branco do Clássico-Rei se apegar a alguns fatos do passado para tentar levar a melhor sobre o Laion. Um dos argumentos que persistem, pelo menos por enquanto, é a vantagem em número de títulos do Nordestão. Em cinco finais, a equipe venceu três e coleciona três conquistas.
O Leão, por sua vez, tem um caneco a menos. Mas essa discussão poderá ser encerrada em breve se os comandados de Vojvoda conquistem a atual edição do certame. Neste caso, os rivais empatariam em número de conquistas, mas com o lado vermelho, azul e branco do clássico passaria a ter um aproveitamento melhor: três finais e três títulos.
Fortaleza enfrenta o CRB na final do Nordestão
Antes de pensar na glória, contudo, o Tricolor precisa pensar na batalha. E esta promete ser complicada, diante do CRB, que tirou o Bahia, em Salvador, nos pênaltis, na semifinal do torneio. Os jogos da grande decisão acontecerão nos dias 5 e 9 de junho, primeiro no Castelão e depois no Estádio Rei Pelé.