O Fortaleza precisou de apenas cinco meses do ano de 2024 para igualar marca negativa da temporada passada. Com o empate em 3 a 3 com o Vasco da Gama, na última terça-feira (21), pela Copa do Brasil, o Leão do Pici chegou ao seu 15º resultado de igualdade na jornada atual, alcançando o número obtido em 2023.
Os comandados de Juan Pablo Vojvoda precisaram de menos jogos para chegar ao número de 15 empates, uma diferença de 46 partidas para ser mais exato. Enquanto em 2024 a equipe atingiu a marca em 32 confrontos, foram precisos 78 na jornada anterior para obter tal feito.
Neste ano, os empates aconteceram diante dos seguintes times: Ferroviário, Ceará (3x), Sport, Botafogo-PB, Maracanã, Retrô-PE, Cruzeiro, RB Bragantino, Vasco (2x), Corinthians, Botafogo e Boca Juniors. 46,8% dos jogos realizados pelo Tricolor no calendário atual terminaram com igualdade no marcador.
Essa é a segunda temporada com o maior número de empates desde o início do trabalho de Juan Pablo Vojvoda à frente do Laion. Por enquanto, esse posto pertence ao ano de 2022, quando foram 19 igualdades em 70 partidas. Mas com 36 compromissos a serem disputados, esse número deve ser facilmente batido até dezembro.
Empates complicam temporada do Fortaleza
Os resultados de igualdade, que marcam a primeira metade da jornada do Laion, prejudicam as pretensões do time nos campeonatos. No Brasileirão, por exemplo, os quatro empates nas cinco primeiras rodadas rendem apenas a 11ª colocação ao clube na tabela de classificação.
Já nos torneios mata-mata, os empates custaram quedas nos pênaltis. Assim aconteceu na grande decisão do Campeonato Cearense. Diante do Vasco, a quinta derrota em seis disputas na marca da cal desde o início da era Vojvoda decretou a eliminação precoce na terceira fase.