A lista de clubes campeões do Campeonato brasileiro é bastante seleto, sendo composta por apenas 17 clubes em seus pouco mais de 70 anos de história, que também incluem os títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata.
Agora, os nordestinos Sport, Fortaleza e Ceará solicitaram à CBF o reconhecimento como campeões brasileiros na década de 1960, se baseando nas recentes legitimações dadas pela entidade máxima do futebol brasileiro aos campeões da Taça Brasil. Os títulos reivindicados pelos times nordestinos são do Torneio Norte-Nordeste, popularmente conhecido como Brasileiro do Norte.
Trio nordestino, incluindo o Fortaleza, pede por reconhecimento de campeão brasileiro
Em conjunto com as federações de Pernambuco e do Ceará, as três equipes estão usando como argumento para seus pedidos as legitimações dadas pela entidade aos campeões do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de (1968 a 1970), o Brasileiro do Sul, realizados em paralelo também pela CBD.
Os clubes possuem um dossiê detalhado com documentos e atas da CBD, além de jornais da época, de diversos estados do país, que podem comprovar a igual finalidade dos torneios perante o calendário nacional, além de jornais da época, de variados estados do país, se referindo aos três clubes como campeões brasileiros.
Caso o pedido do trio nordestino seja acatado pela CBF, passarão a ser considerados campeões brasileiros: o Sport (1968), Ceará (1969) e Fortaleza (1970). Segundo Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), na primeira segunda-feira após o feriado (mais especificamente no dia 19), a pauta será enviada para análise por parte da CBF.