Após a derrota por 1 a 0 no Clássico-Rei pela Copa do Nordeste, o Fortaleza retorna ao campo neste sábado, 23, para enfrentar o Vitória. Em jogo válido pela sétima rodada da competição, as equipes se encontram na Arena Castelão às 20h30min. O confronto não apenas marca o reencontro dos Leões após dois anos, mas também é a primeira vez que o Fortaleza enfrenta um time da Série A neste ano.
A última vez que as equipes se enfrentaram foi em 2022, pela terceira fase da Copa do Brasil. Na ocasião, o Tricolor do Pici levou a melhor ao vencer o Leão da Barra nos jogos de ida e volta, ressaltando o bom desempenho de Vojvoda contra o time baiano.
Embora o histórico entre as equipes seja equilibrado, o confronto carrega um tabu de 17 anos. A última vez que o Fortaleza foi derrotado pelo Vitória foi na Série B de 2007, quando o Leão da Barra anotou uma goleada de 6 a 0 sobre o Leão do Pici. Desde então, o Fortaleza acumulou cinco triunfos e um empate contra o Vitória.
O Vitória, atual vice-lanterna do grupo A do Nordestão com oito pontos, possui a mesma pontuação do Tricolor, que ocupa a vice-liderança do grupo B. Além disso, ambos os clubes apresentam campanhas idênticas no certame: duas vitórias, dois empates e duas derrotas em seis jogos.
Rivais possuem retrospectos semelhantes em confrontos diretos
No retrospecto geral do confronto, o Vitória tem uma leve vantagem. Em 23 partidas disputadas, o time rubro-negro soma nove vitórias, oito derrotas e seis empates. Já na Copa do Nordeste, o histórico é ainda mais equilibrado, com três vitórias, três derrotas e dois empates em oito confrontos. Quando enfrenta o Vitória como mandante, o Fortaleza registra duas vitórias e duas derrotas.