Ao longo dos anos o futebol brasileiro vem mudando constantemente a hierarquia dos grandes clubes. O que antes era um grupo único de gigantes do Brasil, vem sendo alterado com o passar do tempo, e o Fortaleza é um exemplo claro disso.
Hoje, o Leão do Pici já figura entre os grandes clubes do nosso futebol, seja pela estrutura, pela torcida e claro com os resultados alcançados dentro de campo. Em 2024, o Fortaleza vai alcançar uma marca jamais obtida por qualquer outro clube nordestino. O Leão será o primeiro time nordestino da história a jogar seis vezes consecutivas a Série A do Brasileirão por pontos corridos, que tem esse sistema de disputa desde o ano de 2003.
O Sport, de 2014 a 2018, o Bahia, de 2017 a 2021, o Ceará, de 2018 e 2022 e o Fortaleza atualmente, de 2019 a 2023, participaram consecutivamente de cinco edições do Brasileirão sob o formato de pontos corridos. Os três primeiros times mencionados foram rebaixados para a Série B em sua quinta participação, o que não vai acontecer com o Leão do Pici.
Com a vitória sobre o Bragantino, na 36ª rodada do Brasileirão 2023, por 2 a 1, fora de casa, o Fortaleza garantiu a permanência na elite do nosso futebol. Além disso, os comandados de Vojvoda garantiram vaga na Copa Sul-Americana e ainda na última rodada venceram e rebaixaram o Santos para a segunda divisão, em plena Vila Belmiro.
Pra 2024, a sexta participação seguida está garantida, além de uma nova chance de título da Copa Sul-Americana, titulo que escapou nos pênaltis na última temporada. Consolidando cada vez mais o Fortaleza como uma das grandes forças do nosso futebol e agora detentor único de um recorde histórico no futebol nordestino.