No famoso quadro dos “cavalinhos” onde são reprisados os gols da rodada do Brasileirão no programa Fantástico, da TV Globo, o jornalista Alex Escobar acabou cometendo uma gafe ao comentar sobre o duelo entre Fortaleza e Flamengo, que teve o time rubro-negro como vitorioso pelo placar de 2 a 0.
Escobar errou a data de fundação do Leão do Pici, citando o ano de 1915. O Fortaleza, no entanto, foi fundado em 1918. O jornalista pode ter se confundido com o Stella Foot-Ball Club, que possui uma grande ligação com o Fortaleza e foi fundado em 1915. Após o erro, Alex Escobar se desculpou e corrigiu a gafe.
Fundação do Fortaleza
“Falar das origens do Fortaleza Esporte Clube passa necessariamente por falar do maior desportista cearense de todos os tempos: Alcides de Castro Santos. Em 1912, ele fundou um clube também chamado Fortaleza, que posteriormente veio a ter suas atividades encerradas. A seguir, participou da fundação do Stella Foot-Ball Club, em 1915.
Stella era o nome de um colégio suíço onde estudavam os filhos de alguns nobres representantes da alta sociedade de Fortaleza. Este clube teve estreita ligação com o Fortaleza Esporte Clube, principalmente pela presença de Alcides Santos na formação dos dois, tendo o Fortaleza sido fundado em 18/10/1918. Como grande desportista, também estimulou e participou da fundação dos clubes, como Riachuelo, Tabajara e Maranguape, todos antes de 1918.
Esteve ligado ao Fortaleza Esporte Clube em seus primeiros 20 anos de história. Alcides Santos nasceu em 04/11/1889, filho do político e professor Agapito dos Santos. Estudou na Europa de onde trouxe a paixão pelo esporte bretão. Comprou e doou ao Fortaleza o campo do Alagadiço (próximo de onde hoje é a Igreja de São Gerardo, na cidade de Fortaleza), além de construir o Campo do Prado (onde se situa a Escola Técnica Federal – atualmente IFCE) e doá-lo à ADC (Associação Desportiva Cearense, fundada em 23/03/1920, sob sua liderança).”
Fonte: Site oficial do Fortaleza