De forma antecipada, o Fortaleza deu adeus ao principal torneio do cenário nacional. Na noite desta quinta-feira (9), o Leão do Pici foi batido pelo Flamengo pela terceira vez consecutiva e acabou sendo eliminado nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB).
Derrotado nos dois primeiros jogos da série, o Tricolor entrou em quadra ontem precisando vencer para forçar uma quarta partida e seguir vivo na eliminatória. Contudo, assim como nos encontros anteriores, os cariocas levaram a melhor e, com um triunfo por 82 a 68, na capital cearense, garantiu vaga nas semifinais.
Nem mesmo o bom desempenho de Douglas Nunes, destaque do Laion no duelo, com 15 pontos e 10 rebotes, foi suficiente para evitar o revés. Do lado rubro-negro, o ala-pivô Gabriel Jaú, com 16 pontos anotados, brilhou, tal qual o ala-armador Didi, com 14 pontos, quatro rebotes e três assistências.
Classificado o Fla, agora aguarda o vencedor do outro confronto da chave, Bauru ou Vasco da Gama, na semi. O time paulista vence a série por 2 a 1, mas o Cruzmaltino ainda está vivo e um clássico regional pode pintar na próxima fase.
Sonho do título inédito acabou para o Fortaleza
Nesta temporada, o Leão vivia a expectativa de conquistar pela primeira vez o Novo Basquete Brasil. Desde que o torneio passou a ser realizado, em 2008, o clube nunca conseguiu colocar as mãos na taça.
Aliás, nenhuma equipe do Nordeste alcançou o feito até hoje. Os troféus foram todos conquistados por times das regiões sudeste e centro-oeste do país.