Com a proximidade do início das competições desta temporada, o mercado de transferências começa a se movimentar de forma mais agitada, em especial por conta da abertura da janela de transferências no dia 01 de janeiro. O Fortaleza, com a data da reapresentação do elenco marcada para o dia 10 de janeiro, tenta fechar o máximo possível de contratações.
Até o momento, além de acertado a permanência de Yago Pikachu e contratação do atacante Moisés, o nome do goleiro Santos, atual atleta do Flamengo, está bem próximo de ser anunciado como novo reforço do Leão do Pici. Ainda com a intenção de contratar mais atletas para esta temporada, muito do dinheiro utilizado vem da negociação entre Everton Cebolinha e o Rubro-Negro Carioca em junho de 2022.
Negociação entre Flamengo e Everton Cebolinha rendeu bolada milionária para o Fortaleza
Em junho de 2022, já na segunda janela de transferências do futebol brasileiro, o Flamengo acertou a compra do ponta esquerda Everton Cebolinha, que teve como grande destaque a excelente temporada em 2017, que lhe rendeu o título da Copa Libertadores. Após alguns anos no Benfica, o atleta retornou ao Brasil para defender as cores do time carioca.
Em uma negociação que girou na casa dos R$72,5 milhões, o Fortaleza teve direito a cerca de R$1,6 milhão. Isso ocorre pois o Leão do Pici, quando acertou a venda do jogador para o Grêmio, foi estipulado que teria direito a 1,6% de qualquer venda do jogador. Além disso, o clube tinha direito 0,6% pelo mecanismo de clube formador da FIFA, o que totalizou 2,2% do valor total da negociação.