No último sábado (13), o Fortaleza bateu o São Paulo novamente, desta vez por 2 a 1, no Morumbi, em partida válida pela estreia do Brasileirão. Com mais um triunfo sobre o adversário, o Tricolor Cearense se tornou de vez o “pai” do Tricolor Paulista, termo usado pelos torcedores para se referir a casos de freguesia no futebol.
O triunfo do último fim de semana foi o terceiro seguido do Leão na casa são-paulina e marcou o nono jogo de invencibilidade do time diante dos paulistas. A equipe não sabe o que é ser derrotada no confronto desde 14 de novembro de 2020, quando perdeu por 3 a 2, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.
De lá para cá, foram nove partidas realizadas, sendo cinco triunfos do Laion e quatro empates, incluindo duelos pelo Brasileiro e pela Copa do Brasil. Nesse período, os comandados de Juan Pablo Jovoda balançaram a rede em 13 oportunidades e foram vazados em apenas sete.
Esse recorte ilustra bem a freguesia recente estabelecida pelo Tricolor Cearense sobre o Tricolor Paulista, que ainda se encontrarão mais uma vez na temporada, pelo segundo turno da liga nacional. Os dois podem se enfrentar na Copa do Brasil, mas isso depende dos sorteios do torneio mata-mata.
Técnico do Fortaleza é pai do São Paulo
Quem também tem uma freguesia diante do SP é Vojvoda. O técnico do Leão jamais perdeu para o time paulista em sua carreira. Além do retrospecto positivo desde que veio para o Brasil, ele tem um bom rendimento da época em que dirigia o Talleres.
Ao todo, o argentino soma 11 partidas contra o SP, sendo seis vitórias e cinco empates, um aproveitamento de 69,7%. Nos duelos, suas equipes marcaram 15 gols e sofreram sete do adversário.