A inclusão das mulheres no esporte é algo cada vez mais presente no futebol e o Fortaleza é um dos poucos clubes que contam com mascote feminino. A leoa do Tricolor de Aço foi lançada em 2020, como a irmã do Juba, mascote masculino e se chama Stella, em homenagem ao clube que foi precursor do clube cearense em 1915.
Outros clubes que contam com mascotes femininos são: Náutico, com a Timbu feminino; Remo, com a Leona; Ferroviária, com a Guerreira; Bahia, com a Mulher Maravilha; Cruzeiro, com a Raposona Salomé; e Chapecoense, com a Indiazinha Maria Valentina.
Mascotes femininos do futebol mundial
Se no Brasil essa situação não é tão comum, no restante do mundo, os clubes tem o costume de ter mascotes femininos para as equipes de mulheres de cada time. Veja alguns clubes que contam com mascotes femininos ao redor do mundo:
- Seattle Reign FC (Estados Unidos): Antes de serem renomeadas como “OL Reign,” a equipe de futebol feminino de Seattle tinha uma águia como mascote chamada “Scout.”
- Orlando Pride (Estados Unidos): A equipe da National Women’s Soccer League (NWSL) de Orlando tem um leão como mascote chamado “Kingston.”
- Chelsea FC Women (Inglaterra): O Chelsea FC Women, da Women’s Super League (WSL), tem uma leoa como mascote chamada “Stamford.”
- Melbourne City FC (Austrália): O Melbourne City FC, que compete na W-League australiana, tem uma leoa como mascote chamada “Tessa.”
- Portland Thorns FC (Estados Unidos): O Portland Thorns FC, da NWSL, tem uma rosa como mascote que simboliza a cidade de Portland, que é conhecida como “The City of Roses.”
- Atletico Madrid Femenino (Espanha): O Atlético de Madrid Feminino tem uma mascote feminina chamada “Indi” que representa a equipe de futebol feminino do clube.
- Paris Saint-Germain Féminine (França): O PSG Féminine tem uma mascote chamada “Eden” que é uma pantera e representa a força e a agressividade da equipe.