O Fortaleza está em lista seleta da Copa Libertadores da América ao lado de Flamengo e Palmeiras. Assim como cariocas e paulistas, o Leão do Pici é um dos times brasileiros com mais vitórias nas últimas cinco edições da principal competição da América do Sul.
Desde 2019, quando começa a contar o levantamento, o Tricolor conseguiu quatro triunfos no torneio. Em sua primeira participação no certame, em 2022, a equipe de Juan Pablo Vojvoda venceu duas vezes o Alianza Lima e uma vez o Colo-Colo. Já o outro triunfo aconteceu na segunda fase da edição seguinte, sobre o Deportivo Maldonado.
O clube é o 12º colocado do ranking, com um resultado positivo a menos que Cruzeiro e Corinthians. Já os líderes são os citados Flamengo e Palmeiras. Com 37 vitórias, sendo uma na edição atual, o Rubro-Negro Carioca ocupa a segunda posição da lista.
O Alviverde Paulista, por sua vez, é quem está no topo da classificação. Ao todo, o time do Allianz Parque soma 41 triunfos (dois nesta temporada). Esse, aliás, é um dos tantos quesitos que a equipe de Abel Ferreira domina em relação aos demais brasileiros na competição continental.
Fortaleza mira retorno à Copa Libertadores
O objetivo das principais agremiações do futebol nacional é estar no maior campeonato da América do Sul. Para o Laion, que passou a almejar grandes feitos nas últimas jornadas, essa é a meta para 2025.
Os comandados de Juan Pablo Vojvoda têm três alternativas para buscar a sonhada vaga: via título da Copa Sul-Americana ou da Copa do Brasil, além da classificação final do Campeonato Brasileiro.