Um dos grandes responsáveis pelo momento histórico vivido pelo Fortaleza nos últimos anos, o presidente Marcelo Paz deve mudar de função muito em breve. Com a aprovação de uma mudança no estatuto do clube para virar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), o atual mandatário deve ser anunciado como o Chief Executive Officer (CEO) do projeto.
Com mandato até o final de 2024, Marcelo Paz deve ter que renunciar ao pleito, algo previsto em estatuto, para assumir o cargo que será criado pela nova estrutura do Leão do Pici.
A tendência é que o nome do presidente seja escolhido através do Conselho de Administração da SAF, formado por cinco membros, que deve ser constituído logo após a votação para se tornar uma SAF. O CEO ficará responsável pela gestão de todos os pontos sobre futebol do clube, incluindo categorias de base e futebol feminino.
O profissional escolhido terá um salário fixo, além de remuneração por metas estipuladas. Por ser contratado, o CEO também pode ser demitido pela associação, que terá o controle da SAF.
Vale destacar que o Fortaleza não irá vender as ações do clube, não perdendo assim o controle do futebol.
A SAF do Leão do Pici terá como principal ponto a possibilidade realização de investimentos e empréstimos com maior facilidade. Com a implementação da estrutura, o clube pode dispor de alguns benefícios previstos em lei.
Além de maiores garantias para transações financeiras, o clube também terá um aprofundamento em processos de gestão, auditoria e processos de governança, além de receber possíveis investimentos para se manter competitivo contra aqueles que já se tornaram SAF.
Próximos jogos do Fortaleza
Dom, 08 de Out – Fortaleza x América-MG – Campeonato Brasileiro
Qua, 18 de Out – Vasco da Gama x Fortaleza – Campeonato Brasileiro
Sáb, 21 de Out – Bahia x Fortaleza – Campeonato Brasileiro
Ter, 24 de Out – Fortaleza x Botafogo – Campeonato Brasileiro
Sáb, 28 de Out – LDU x Fortaleza – Final da Copa Sul-Americana