O atual presidente do Fortaleza, Alex Santiago, acabou sendo denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Ceará (TJDF-CE), por conta de declarações feitas após a partida contra o Ceará disputada no dia 17 de fevereiro. O jogo, válido pelo Campeonato Estadual, acabou terminando com o placar de 3×3, com direito a um pênalti no final do jogo marcado a favor do Ceará.
Santiago acabou sendo denunciado por infringir os artigos 243-D e 258. Ambos estão relacionados ao fato de proferir xingamentos ou desrespeitar os membros da equipe de arbitragem que trabalharam naquela partida, agindo de forma desrespeitosa às decisões que os árbitros tomaram.
Além do presidente, também foram denunciados o Diretor de Futebol do Fortaleza, Daniel de Paula Pessoa, e mais cinco jogadores da equipe: os zagueiros Brítez e Cardona, os meias Yago Pikachu e Lucas Sasha, além do atacante Moisés. Pelo lado do Ceará, foram denunciados o zagueiro Matheus Bahia e o meia Facundo Castro. Raimundo Rodrigues de Oliveira Jr., que trabalhou na arbitragem da partida, também recebeu denúncias do órgão.
Decisão pode afetar a vida do Fortaleza na final do estadual
Caso a denúncia do TJDF-CE vá pra frente e acabe punindo os envolvidos, o Fortaleza pode se ver em apuros. Isso porque há a chance de Juan Pablo Vojvoda ficar desfalcado de alguns dos seus principais jogadores. Brítez e Sasha foram denunciados com base nos Artigos 250 e 258 e podem pegar um gancho de até 180 dias.
As finais do Campeonato Cearense estão marcadas para os próximos 30 de março e 6 de abril (dois sábados). O Fortaleza vai em busca de conquistar seu sexto título consecutivo, enquanto que o Ceará tenta quebrar a hegemonia do seu grande rival do estado.