Um levantamento recente realizado pelo GloboEsporte expôs publicamente um problema no elenco do Fortaleza. A análise feita pelo site tendo em vista a temporada de 2023 acentuou ainda mais a limitação do elenco do Laion.
O clube se posicionou como o 18º de 20 times no que diz respeito ao número de jogadores relacionados ao longo do ano durante a competição. Essa classificação evidencia que o Fortaleza enfrentou desafios significativos na gestão e na disponibilidade de atletas para as partidas.
Durante o Campeonato Brasileiro, o Fortaleza teve à disposição apenas 41 jogadores, um número que destaca a estreiteza do elenco em comparação com outras equipes – o líder Bahia teve 68 jogadores relacionados.
Fortaleza passa vergonha e aparece na LANTERNA em ranking do futebol brasileiro
As divisões de base do Fortaleza sempre representaram uma preocupação para os torcedores do Leão do Pici. Apesar dos investimentos consideráveis e da administração eficiente do clube nos últimos anos, a formação de jovens talentos para a equipe profissional tem sido um desafio significativo.
Conforme apontado por um levantamento do site GloboEsporte, o Tricolor do Pici ocupa a última posição em uma lista que destaca as equipes que mais promoveram jogadores para participar de partidas da Série A do Campeonato Brasileiro, contabilizando apenas 8 atletas.
Comparativamente, os líderes Fluminense e Grêmio se destacam, tendo proporcionado oportunidades a 66 jogadores provenientes de suas categorias de base, os quais foram relacionados para partidas da Série A do Brasileirão. Esses números ressaltam as consideráveis dificuldades enfrentadas pelo Fortaleza na promoção de jovens talentos para a equipe principal, apesar dos esforços e investimentos realizados.