A história do Fortaleza é composta por muitos altos e baixos durante os anos, mas houve um tempo que é considerado a “Era de Ouro” do Leão. Essa geração foi a que conquistou o primeiro tetracampeonato estadual da história do clube, em 2007, 2008, 2009 e 2010, sendo também classificada a geração atual. Esse período ficou marcado por um domínio impressionante do Tricolor no estado.
2007
O início dessa Era foi em 2007, quando o time oscilou entre altos e baixos. Embora tenha conquistado o título do Campeonato Cearense e tenha feito uma boa campanha na Copa do Brasil, chegando às quartas de finais, o rebaixamento para a Série B do Brasileirão foi uma decepção para o clube e seus torcedores. No entanto, o Fortaleza continuou a ser uma equipe competitiva no cenário brasileiro e regional.
2008
Naquele ano, o time conquistou o bicampeonato cearense em cima do Icasa com vitórias nos dois jogos, o primeiro por 2 a 0 e o segundo por 4 a 2. Mesmo com o triunfo no estadual, o time não conseguiu repetir o desempenho no Campeonato Brasileiro daquele ano, lutanto para não cair para a Série C, se salvando por conta dos critérios de desempate.
2009
Naquele ano, o tricampeonato veio em cima do Ceará, mas novamente no Brasileirão não conseguiu manter o nível e foi rebaixado para a Série C
2010
O mágico ano do tetracampeonato só não foi melhor por conta do Brasileirão feito pela equipe, que sequer conseguiu se classificar para a segunda fase.
2015-2016
O time viria, ainda na Série C amargar oito anos até subir para a segunda divisão, mas entre esse período sombrio veio um bicampeonato do clube
2017-2018
Em 2017 o time conquistou o acesso que foi bastante comemorado e logo no ano seguinte sob o comando de Rogério Ceni conquistou a Série B e desde então não caiu mais. Pelo contrário, chegou a ir pela primeira vez às competições continentais nos anos seguintes e hoje é uma das potências nacionais.