Ranking do estadual é revelado e Fortaleza deixa o Ceará comendo poeira

É inegável que, nos últimos anos, o Fortaleza tem deixado o Ceará “para trás” no quesito de resultados e conquistas. E se olharmos o ranking de maiores campeões estaduais do futebol brasileiro, a soberania do Leão do Pici em seu território ficou ainda mais evidenciada.

Atualmente, a equipe com mais títulos estaduais em todo o Brasil é o ABC, que conquistou o Campeonato Potiguar em 57 ocasiões. Depois, aparecem: Bahia, com 50 títulos; o Paysandu, com 49 títulos; o Atlético-MG, com 48 títulos; o Rio Branco-AC, com 48 títulos e o Remo, com 47 títulos.

Na sétima colocação, aparece o Fortaleza, com 46 títulos estaduais conquistados. O Ceará aparece logo abaixo, com 45 títulos cearenses vencidos. O Laion venceu as últimas cinco edições do Cearense. Desta forma, o Fortaleza pode começar o ano de 2024 com um feito que poucos times no Brasil conseguiram atingir: o hexacampeonato estadual.

Nenhuma equipe além de Fortaleza e Ceará vence o estadual cearense desde 1995, há 28 anos. Além dos dois rivais do estado, a última equipe que conquistou o torneio foi o Ferroviário. Durante este período, o Fortaleza conquistou 16 títulos estaduais, enquanto o Ceará obteve 12.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Fortaleza faz parte de um triste grupo do futebol brasileiro

Dos 20 clubes que participarão da Série A do Brasileirão em 2024, sete ainda não conseguiram conquistar o título da competição, e infelizmente, o Fortaleza está incluído nesse grupo. A temporada está programada para ocorrer entre 14 de abril e 8 de dezembro. Enquanto mais da metade dos participantes já experimentou a glória da vitória na competição, sete clubes estão em busca da inédita conquista.

Além do Fortaleza, fazem parte desse grupo o Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá, Juventude, Red Bull Bragantino e Vitória. Entre os sete clubes que buscam essa inédita conquista, Red Bull Bragantino e Vitória chegaram mais perto, sendo vice-campeões em 1991 e 1993, respectivamente.

O Fortaleza, reconhecido nos últimos anos por sua administração moderna e eficiente, teve seu desempenho mais destacado na edição de 2021, alcançando a quarta posição e assegurando, pela primeira vez em sua história, uma vaga na Copa Libertadores.