Saiu hoje (05/01): Novo levantamento mostra por que o Fortaleza é o grande time do nordeste

Nos dias atuais, um clube de futebol vai muito além das quatro linhas. Os times tem várias opções pra interagir com os torcedores, promover promoções, exibir bastidores e oficializar grandes anúncios. Fica cada vez mais claro que outros canais são necessários para os grandes times. E um levantamento divulgado nessa sexta (5), no blog do jornalista Cassio Zirpoli, chamou bastante atenção e é um reflexo do atual momento vivido pelo time do Fortaleza.

Em 2023, os 50 principais clubes brasileiros registraram um total de 31,8 milhões de novas inscrições nas principais plataformas de redes sociais voltadas para o futebol, ultrapassando o recorde anterior de 2022, que era de 31,3 milhões.

Nove clubes conquistaram mais de um milhão de novos seguidores durante a última temporada. Na região Nordeste, representada por 15 clubes na análise do Ibope-Repucom, o maior crescimento absoluto foi registrado pelo Fortaleza.

Como vice-campeão da Copa Sul-Americana e novamente posicionado no G10 do Brasileirão, o Fortaleza alcançou 549 mil novas inscrições, aumentando sua presença digital de 3,27 milhões para 3,82 milhões. Esse aumento representa um crescimento de quase 17% ao longo de doze meses.

Considerando os perfis tricolores no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. Proporcionalmente, o maior crescimento do país foi observado no Fluminense, vencedor da Libertadores, com um incrível aumento de 62%.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Outros clubes do Nordeste também demonstraram uma forte presença online, incluindo Vitória (+500 mil), Sport (+459 mil), Bahia (+451 mil) e Íbis (+291 mil), todos classificados entre as vinte maiores evoluções da temporada, conforme o levantamento do Ibope, que monitora mensalmente o desempenho digital dos clubes há anos.

Seguindo os critérios do instituto, a análise abrange os 20 times presentes na Série A de 2024 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, mesmo fora do Campeonato Brasileiro, como é o caso do Santa Cruz. Com 1,59 milhão de seguidores, o tricolor pernambucano ocupa a 24ª posição, sendo o time mais seguido do país entre aqueles que não participam das quatro divisões nacionais neste ano.

Veja as maiores evoluções de 01/2023 a 01/2024

1º) +4.812.490: Flamengo (+9,2%)
2º) +3.731.532: Corinthians (+11,7%)
3º) +3.336.296: Fluminense (+62,4%)
4º) +2.915.368: Palmeiras (+17,4%)
5º) +2.304.704: Santos (+21,1%)
6º) +2.289.315: São Paulo (+11,8%)
7º) +1.604.720: Grêmio (+15,9%)
8º) +1.416.117: Vasco (+12,4%)
9º) +1.224.801: Botafogo (+27,6%)
10º) +923.616: Atlético-MG (+9,4%)
11º) +549.345: Fortaleza (+16,8%)
12º) +532.104: Internacional (+7,5%)
13º) +503.251: Cruzeiro (+5,5%)
14º) +500.492: Vitória (+14,0%)
15º) +484.671: Paysandu (+37,1%)
16º) +459.337: Sport (+10,0%)
17º) +451.897: Bahia (+10,9%)
18º) +406.279: Red Bull Bragantino (+32,7%)
19º) +342.616: Athletico-PR (+9,7%)
20º) +291.154: Íbis (+24,9%)