Inaugurado no ano de 1973, o Castelão é um dos estádios mais tradicionais dentro do Brasil. Mesmo que os localizados na região sudeste tenham mais destaque, o local já foi palco de grandes jogos e recebeu vários craques mundias ao decorrer de sua história. Porém foi no ano de 2014 em que o estado do Ceará, de um modo geral, pode acompanhar o maior número de craques jogando no local.
Com uma reforma que durou até o ano de 2012, a Arena Castelão recebeu durante os anos de 2013 e 2014 a Copa das Confederações e Copa do Mundo, respectivamente. Ao total foram nove partidas somando as duas competições. Entre os grandes jogadores presentes, o lendário meia Toni Kross quase foi humilhado, junto da seleção alemã, na partida do mundial diante de Gana.
No Castelão, Toni Kross e Alemanha tiveram dificuldades em empatar com Gana pela fase de grupos em 2014
O dia 21 de junho de 2014 foi marcado pela terceira partida da Copa do Mundo que iria acontecer na Arena Castelão. A Alemanha iria enfrentar Gana pela segunda rodada da fase de grupos. Todos imaginavam que a experiente seleção alemã iria conseguir vencer, sem muita dificuldades, os ganenses. Porém, dentro de campo o que aconteceu foi totalmente diferente.
Os europeus até conseguiram sair na frente, já no segundo tempo. Porém, muito pouco tempo depois, os africanos conseguiram virar a partirda. Eles tentaram até segurar o placar, mas acabaram sofrendo o empate. Com esse resultado, a Alemanha acabou se livrando de ser humilhada no Castelão. Curiosamente, pouco tempo depois desse resultado, eles se sagraram campeões da competição.