Rivais históricos dentro de campo, Fortaleza e Ceará é um dos maiores clássicos do futebol brasileiro por conta de toda a história envolvida. Tudo começou em 1922, quando as duas equipes disputariam o título de campeão estadual sendo o Tricolor o atual campeão da edição anterior. Naquele ano, o título acabou ficando com o alvinegro e assim, uma grande rivalidade se iniciava.
Naquela década no entanto, o Fortaleza abriria uma série de vitórias em cima do rival, principalmente em finais, tendo conquistado o campeonato de 1923 e 1924 com certa tranquilidade vencendo todos os jogos, inclusive uma goleada de seis gols em cima do próprio Ceará.
Em 1926, o Campeonato Estadual iria novamente ganhar tons de dramaticidade, sendo decidido em um jogo extra entre Fortaleza e Guarany, que daria início a um tricampeonato inédito do Tricolor. Em 1927, novamente a rivalidade foi acirrada e nesse ano, houve a maior goleada da história do Leão em cima do Ceará até hoje, tendo vencido por 8 a 0 o rival.
Dentre tantos fatos históricos que compõe o clássico, há pelo menos três fatores que também ajudam para que até hoje os times persistam nessa rivalidade:
- Fortaleza e Ceará frequentemente competem nos campeonatos estaduais, como o Campeonato Cearense. Os confrontos regulares nessas competições locais só alimentaram a rivalidade ao longo dos anos.
- Sucesso e títulos: Os dois clubes têm histórias de sucesso em nível estadual e, ocasionalmente, nacional. Conforme eles competiam por títulos, a rivalidade se intensificou ainda mais.
- Provocações e clássicos: Os jogos entre Fortaleza e Ceará são conhecidos como “Clássico-Rei” e costumam ser acompanhados de provocações entre as torcidas, criando uma atmosfera de alta tensão nos estádios.