Após o final da temporada da NBA, as atenções dos analistas e do público se voltam para o draft. Esse processo de recrutamento de jogadores jovens chega a pautar inclusive a temporada de alguns times, dado que a ordem de escolha dos atletas é inversamente proporcional à campanha das equipes no ano anterior.
Porém, quando algum jovem obtém destaque a ponto de se tornar um potencial talento geracional, seu nome já é amplamente comentado por um bom tempo antes da noite do draft. Esse é o caso de Victor Wembanyama, um assunto que vem tomando de assalto a comunidade da NBA mesmo em meio aos playoffs da temporada.
O francês de 19 anos de idade e 2,19 metros de altura está consolidado como a primeira escolha geral do próximo draft e é considerado por muitos como o melhor prospecto de atleta entrando na liga desde Lebron James em 2003.
Wembanyama pode ser a próxima grande estrela da NBA
As declarações em relação ao jogador mostram a importância que está sendo dada a ele nos escritórios da NBA. Um executivo anônimo da liga afirmou que “várias equipes vão se arrepender de não ter perdido mais jogos para ter Victor”. Dirigentes acreditam até que o futuro astro pode arrecadar cerca de 500 milhões de dólares ao valor de uma franquia.
Victor tenta ser mais um que se destacou sem ter saído de alguma universidade do país, assim como Lebron James, que pulou a faculdade para entrar na liga, ou Luka Doncic, que veio da Europa. O francês atua no momento pelo Metropolitans 92, equipe profissional da liga francesa.
As equipes que terminaram a temporada regular da NBA com a pior campanha foram o Detroit Pistons, o Houston Rockets e o San Antonio Spurs, respectivamente. A ordem das escolhas é definida por sorteio; mesmo com esse trio tendo chances maiores, a 1ª escolha ainda pode cair nas mãos de outra franquia.