Ídolo do Fortaleza atualmente, o lateral-direito Yago Pikachu tem uma história muito extensa no futebol brasileiro, principalmente, por sua passagem no Vasco da Gama, onde ficou conhecido. No entanto, o que muitos torcedores desconhecem é a brilhante passagam do jogador pelo Paysandu, onde até hoje é ídolo do norte brasileiro.
A história começou quando ainda tinha 12 anos e chegou para as categorias de base do time, tendo estreado pelo Paysandu com 19 anos de idade. O primeiro jogo foi em 2012, na derrota para o Cametá pelo Estadual. No mesmo ano marcou seu primeiro gol contra o Águia de Marabá, em nova derrota do Papão.
A temporada de 2012 foi marcante para Pikachu, que disputou o seu primeiro campeonato nacional, a Série C e ainda marcou seis gols, sendo fundamental na conquista do acesso do clube naquele ano. Dois dos gols foram contra o Macaé na fase final, que sacramentou a vaga.
Já em 2013, o lateral conquistou seu primeiro título da carreira, o Campeonato Paraense, sendo destaque da equipe. Além disso, atingiu a marca de 100 jogos pelo Paysandu na Série B, que acabou terminando com o time rebaixado, mas com grande campanha de Yago, que marcou nove gols naquele torneio.
Na temporada seguinte novamente o Paysandu conquistou o acesso e com direito a gol do lateral na final do Campeonato. Já em 205, melhor temporada da carreira de Pikachu, em termos de gols, o jogador teve grandes atuações, contra Botafogo, ABC e outros tradicionais clubes brasileiros, terminando o ano com 20 gols.
Ao fim de sua passagem, o jogador se transferiu para o Vasco da Gama, onde ficou conhecido nacionalmente. Assim, se tornou um dos maiores ídolos da história do Papão, veja os títulos e recordes alacnçados por Yago Pikachu.:
Campeonato Paraense: 2013
Revelação do Campeonato Paraense: 2012
Melhor lateral-direito do Campeonato Paraense: 2012, 2013 e 2015
Melhor jogador do Campeonato Paraense: 2015
Melhor lateral-Direito do Campeonato Brasileiro – Série B: 2015
Terceiro maior artilheiro do Paysandu no século XXI