Em meio a reta final do Campeonato Brasileiro a equipe do Fortaleza vive um sério problema. Há mais de um mês sem saber o que é uma vitória, a equipe corre sério risco de entrar de vez na luta contra o rebaixamento. Mesmo com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana inédito para o futebol nordestino, um rebaixamento pode levar por terra o que era para ser um ano espetacular para os seus torcedores.
O principal problema para que a equipe de Vojvoda não consiga sair com uma vitória nos últimos jogos é a defesa. Nos últimos jogos, em todos eles a equipe sofreu ao menos um gol. Os dois últimos jogos, contra Botafogo e Palmeiras, escancara os problemas defensivos da equipe. Esse último jogo, inclusive, mesmo com um jogador a mais a equipe acabou sofrendo o empate.
Para tentar reverter a má fase vivida pelo Fortaleza, Vojvoda precisa reforçar defesa para os próximos jogos
Em meio a má fase do Fortaleza, a equipe terá três confrontos complicados nesta reta final do Brasileirão. O primeiro será diante do Red Bull Bragantino que é postulante ao título. Em seguida irá encarar o Goiás, que está praticamente rebaixado, e por último o Santos que luta para escapar do rebaixamento. Sem vencer a 10 jogos, em todos a equipe foi vazada.
A última vez que a defesa do Leão do Pici conseguiu acabar um jogo sem sofrer um gol foi em outubro deste ano, contra o Corinthians na Copa Sul-Americana. Portanto este é um setor que está sob vigilância total de Vojvoda para os três últimos jogos da equipe na competição.