Juan Pablo Vojvoda tem um retrospecto tenebroso no comando do Fortaleza nas disputas de pênaltis. O revés para o Vasco da Gama na marca da cal na noite de ontem (21), que resultou na eliminação da terceira fase da Copa do Brasil, foi o quinto do time dirigido pelo argentino nas últimas seis disputas.
As derrotas aconteceram tanto em partidas valendo classificação em etapas anteriores, como a da última terça-feira, como em momentos decisivos, valendo vaga em final ou até mesmo conquista de título. Esse fantasma começou logo na primeira temporada do treinador à frente do Tricolor do Pici, em 2020, perdendo para o São Paulo, nas oitavas do torneio nacional.
Já na jornada seguinte, foi a vez de levar a pior diante do Bahia, na semi da Copa do Nordeste. Em 2023, o que poderia ser o título mais importante da história do clube acabou indo parar nas mãos da LDU, na final da Copa Sul-Americana.
O único êxito ocorreu agora em 2024, na primeira fase da CB, contra o Retrô. Mas logo em seguida veio a derrota para o maior rival na decisão do Campeonato Cearense. E o mais recente revés, para o Vasco, completa o retrospecto negativo de cinco derrotas e uma vitória.
Confira as seis disputas por pênaltis do Fortaleza na era Vojvoda:
- Vasco da Gama 3 (5) x (4) 3 Fortaleza – Copa do Brasil 2024
- Ceará 1 (3 x 2) 1 Fortaleza – Final Cearense 2024
- Fortaleza 0 (3 x 2) 0 Retrô – Copa Brasil 2024
- Fortaleza 1 (3 x 4) 1 LDU – Final da Copa Sul-Americana 2023
- Fortaleza 0 (2 x 4) 0 Bahia – Semifinal Copa Nordeste 2021
- São Paulo 2 (10 x 9) 2 Fortaleza – Oitavas de final Copa Brasil 2020