Desde 2017, quando o Fortaleza conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, o clube tem sido um verdadeiro exemplo para as outras equipes, em especial por conta do modo em que a diretoria administrou o clube. A chegada de Vojvoda, para comandar o clube em 2021,é outro marco que faz com que outras equipes do Nordeste se inspirem
O caso mais recente em que um clube tem se inspirado na história do Fortaleza é o VItória. Após a conquista da Série B, o presidente do clube Fábio Mota revelou para todos quais eram as suas expectativas para os próximos anos. Mota revelou que esperava um sucesso semelhante ao do Fortaleza e isso chocou os torcedores com a sinceridade.
Fortaleza e Vojvoda estão servindo de exemplo para outros times do Nordeste
Fábio Mota revelou para todos que o clube deve, já no primeiro ano de volta a Série A, lutar por uma vaga em alguma competição internacional e que no ano de 2025 passasse a sonhar com algum título, como a Copa Sul-Americana. Semelhante o que o Fortaleza fez desde que voltou para a primeira divisão em 2019. Porém não é só o time baiano que tem se inspirado no Leão do Pici.
Bahia e Sport, por exemplo, passaram a buscar um técnico gringo muito por conta do sucesso de nomes como o de Vojvoda, Abel Ferreira e Jorge Jesus, sendo esses dois últimos multicampeões nas equipes em que treinaram. Além disso Lucho Gonzáles, também inspirado na campanha do Fortaleza na Série A, esperava que o clube lutasse por uma vaga na Libertadores. Curiosamente, pouco tempo depois, o clube foi rebaixado para a Série B.