Nestes últimos anos, o futebol brasileiro vem vivendo a onda das SAF, onde empresários (sejam eles brasileiros ou estrangeiros), empresas e fundos de investimento estão adquirindo equipes do país… Bragantino e Red Bull, Vasco com 777 Partners, Cruzeiro com Ronaldo Fenômeno, o Botafogo com John Textor e o Bahia com o City Football Group são alguns dos principais exemplos.
E assim como o City Football Group, uma outra grande holding ligada a um time europeu parece bastante interessada em investir no futebol brasileiro, e nesse cenário, o Fortaleza pode surgir como um potencial investimento.
Dona do PSG, Qatar Sports Investments pode investir no Fortaleza
Segundo o jornalista Jorge Nicola (com informações reproduzidas do jornal francês L’Equipe), o Qatar Sports Investments (QSI), fundo de investimentos ligado ao governo do Catar e que é dona do PSG (da França) e sócia minoritária do Braga (de Portugal), está buscando novas oportunidades de aquisição, e estaria interessada em fazer seu primeiro investimento em um clube da América do Sul.
A ideia do fundo de investimentos é que o clube adquirido na América do Sul seja competitivo nas competições continentais (principalmente a Copa Libertadores da América), para em seguida se tornar também um clube revelador para os outros times pertencentes ao grupo.
Desse modo, o Fortaleza poderia aparecer como uma opção para o fundo de investimentos catari, já que é um clube bem gerido e estruturado, que vem de campanhas cada vez melhores na Série A do Brasileirão, com participações em competições continentais (seja Copa Libertadores ou Copa Sul-Americana). Isso sem falar que o Fortaleza poderia rivalizar diretamente com Bahia, fazendo desta uma rivalidade ainda maior regionalmente entre os clubes e entre os fundos de investimento.